Um estudo clínico publicado no BMJ Case Reports por médicos de um hospital de Londres (Reino Unido) aponta uma possível relação entre problemas cardíacos e o consumo excessivo de bebidas energéticas.
+Animal que assustou mulher na Polônia na verdade era um croissant
+Moyseis Marques estreia neste sábado (17) o Projeto Nosso Samba, lives que celebram o samba e a solidariedade
+Pássaro com fobia de voar supera o medo em curta de animação
O caso é focado em um jovem de 21 anos que relatou a piora progressiva do seu estado de saúde em um período de quatro meses, com perda de peso e dificuldade constante de respirar, até que acabou internado na UTI. Exames médicos revelaram que o jovem estava com problemas cardíacos graves, que estariam diretamente ligados ao consumo excessivo de bebida energética, rica em cafeína.
O paciente relatou que há dois anos tinha o hábito de consumir 2 litros de energético por dia, algo que fazia com que ele tivesse problemas de concentração, insônia e problemas de memória constantes. Por outro lado, sentia fortes dores de cabeça quando não consumia a bebida, o que servia de impulso para seguir com o hábito.
De acordo com os pesquisadores, os problemas estaria relacionados ao consumo de doses excessivas de cafeína, que pesquisas anteriores já teriam relacionado ao surgimento de problemas no coração.
Embora inicialmente tenha sido considerada a possibilidade de um transplante, com o uso de medicamentos e a retirada dos energéticos o paciente conseguiu se livrar dos sintomas cardíacos e voltou a ter uma rotina normal.